"Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria" (Tiago 3:13 NTLH).
A sabedoria é o bem mais precioso que um ser humano pode ter. Sem ela, tomamos atitudes precipitadas, ainda que com aparente inteligência!
Não compreendeu?
Vou explicar!
A sabedoria é o resultado do acúmulo de experiências (boas e ruins), que você tem ao longo de um período. A inteligência, ao contrário, é algo mais superficial e atemporal.
Exemplo: quem já viveu uma grave crise financeira, ao menor rumor de uma nova situação, saberá como se proteger, no que economizar e onde aplicar os seus ganhos, pois ele já enfrentou aquela realidade em um outro tempo.
O inteligente, por sua vez, tem o conhecimento sobre um assunto específico. Ele pode ter estudado, lido ou assistido algo sobre técnicas para uma boa pescaria, mas isso não quer dizer que ele é um exímio pescador! Ele não tem a prática, a vivência, o conhecimento total do ambiente que permite uma boa pesca!
Se houver dúvida entre a sabedoria e a inteligência, no entanto, fique com as duas!
Aprender e viver são metas mais que importantes, ainda mais quando alinhadas à Palavra de Deus, que é boa, agradável e perfeita!
Comentários
Postar um comentário