Vamos lavar os pés?


"Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros" (João 13:14 - NTLH).

Quando Jesus veio ao mundo como homem, a prática do lavar os pés de alguém era visto como um exemplo de boa educação do anfitrião e que, com o tempo, passou a ser adotada como uma simbologia de ostentação.

Muitas das autoridades da época tinham seus escravos particulares, que, os recebiam com bacias cheias de água, para lavar os pés de quem chegava da rua. Isto, neste caso, era visto como uma forma de humilhação até!

Jesus, por sua vez, é a quebra total de qualquer espécie de paradigma.

Quando Jesus se sujeita a lavar os pés dos apóstolos, momentos antes da celebração da Páscoa e da sua ida ao Getsêmani, onde orou e foi preso, Ele destaca o quanto devemos nos portar de forma humilde, com mansidão em relação ao nosso próximo e, de cara, nos chama atenção para o cumprimento de um dos mais importantes mandamentos: amar uns aos outros.

Você, que lê estas linhas, deve ter reparado que, para um só tema, foram apresentadas três formas diferentes de análise.

A primeira, foi a do cidadão da época, que usava do lavar os pés como uma forma de boa educação, melhor receber uma visita; a segunda foi a demonstrada pelas autoridades da época, que se gabavam e usavam dessa situação como um status, um título de nobreza, algo para contar vantagem e se mostrar melhor que o outro; já no terceiro e último caso, vemos Jesus, o Deus vivo, a maior de todas as autoridades, que se mostra humilde, disposta a amar e se humilhar pelo próximo!

O melhor modelo a ser seguido, você é quem escolhe!

Eu prefiro o de Jesus!

E você?

Comentários