Josué foi um guerreiro nato, o homem que liderou Israel rumo à conquista da terra prometida, no lugar de Moisés, que libertou o povo após longos 430 anos de escravidão no Egito.
Pouco antes de ser nomeado, por Moisés, como o novo comandante de Israel, Josué foi acompanhado de Calebe, e outros dez chefes de tribos, para conhecer as terras que Deus prometeu dar a Abraão e toda sua descendência (Números 13 1-16).
Sempre obediente a Deus, Josué teve o respeito do povo que atravessou o rio Jordão a seco e derrotou exércitos poderosos, como o de Jericó, que viu suas "poderosas" muralhas desabarem aos gritos (Josué 6).
Quando esteve para conquistar o território pertencente à Jerusalém [hoje capital de Israel], Josué teve de lutar com cinco reis ao mesmo tempo.
Sempre protegido e orientado por Deus, Josué orou para que o Sol ficasse parado. "O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos [...] O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs" (Josué 10:13 NVI).
A atitude mais importante tomada por Josué, no entanto, foi a de reconhecer a soberania do nosso Deus, chamar a atenção dos israelitas, que agiam com rebeldia, e fazer com que a família dele seguisse a vontade do Senhor.
"Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor" (Josué 24:15 NVI).
Que a sua casa também sirva ao Senhor e sejam todos abençoados no nome de Jesus.
Comentários
Postar um comentário